Blog

Clima Vinho

O verão está chegando, saiba quais são os vinhos ideais para harmonizar com esta nossa querida estação do ano:

Verão! Época mais calorosa do ano aqui no Brasil, estamos sempre buscando uma bebida para nos refrescar, seja na praia, no campo, piscina, restaurantes ou até mesmo em casa existe uma alta gama de vinhos que podem nos satisfazer.

Dias e noites mais quentes, pedem vinhos brancos e roses jovens e com boa acidez, estes são servidos gelados (temperatura entre 9 e 12ºC) é possível encontrar um bom frescor nos brancos feitos a partir das uvas Sauvignon Blanc, Chardonnay, Verdejo, Moscatel de Alexandria, Torrontes, Riesling dentre outras, vinhos provenientes de regiões de altitude e clima frio geralmente possuem maior acidez e frescor. Os rosés mais delicados e frescos são os provenientes da região da Provence, na França.

Espumantes também são muito bem-vindos nesta época do ano e para se refrescar prefira os “nature” ou “brut” que contém menos quantidade de açúcar no vinho, sendo assim os Champagnes não safrados que geralmente são feitos para serem consumidos jovens, ou então os “blanc de blancs” (Champagnes feitos 100% com a uva Chardonnay) são ótimas escolhas, mas caso queira economizar com bom gosto existem diversas opções de Cava (espumantes espanhóis feitos a partir do método tradicional ou champenoise) , ou os nossos queridos espumantes nacionais que estão cada vez melhores. Lembrando que estes também são servidos gelados ( temperatura em torno de 5ºC)

Se não abre mão de um bom vinho tinto opte pelos tintos leves, com boa acidez, pouco alcoolico e com taninos finíssimos, estes podem ser servidos mais frescos que os demais tintos (de 10 à 12ºC).

Esperamos que aproveitem esta leitura, lembrando que o universo do vinho é muito amplo e diversificado para ficarmos presos à regras e rótulos, prove os mais diversos tipos de vinhos que puder, teste harmonizações, descubra sabores e experiências novas nessa incrível viagem ao mundo do vinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *